O que é?:
Queridinhos dos procedimentos estéticos faciais, a Toxina Botulínica (popularmente conhecida como Botox) e o Ácido Hialurônico, estão entre os mais pedidos nos consultórios para combater os sinais de envelhecimento da face. Ambos os procedimentos são eficazes para amenizar as rugas, combater a flacidez da pele, prevenir sinais da idade, e ainda aumentar ou repor o volume dos lábios e maçãs do rosto.
Por serem injetáveis, há uma certa confusão entre esses procedimentos, mas os mecanismos de ação da Toxina Botulínica e do Ácido Hialurônico são diferentes. A Toxina age paralisando o músculo. Evitando essa movimentação ela impede a contração muscular, responsável por formar a ruga. Para as rugas que já existem, o relaxamento da musculatura causado pela aplicação dessa substância suaviza os vincos. Já o preenchimento com Ácido Hialurônico repõe o volume perdido de determinadas regiões e melhora visivelmente o contorno do rosto, combatendo a flacidez e dando mais firmeza e viço a pele.
Para quem é indicada?:
O Botox é indicado para pacientes que apresentem rugas dinâmicas – ruguinhas causadas pelo movimento muscular repetitivo. Elas surgem quando movimentamos o rosto (ex: para sorrir ou franzir a testa). O Ácido Hialurônico é recomendado para pacientes que apresentem o quadro de rugas estáticas, causadas pelo envelhecimento natural da pele como perda de colágeno e elastina, ou que desejem aumentar o volume da face para preencher sulcos ou a região dos lábios.
O que posso esperar desses procedimentos?:
Na aplicação de Botox, o paciente pode esperar a suavização de suas rugas e linhas de expressão ao longo de 4 a 6 meses e, para que o resultado seja efetivo é necessária uma manutenção. A Toxina pode ser aplicada de forma reparadora, quando já é possível perceber rugas e linhas de expressão na face ou de forma preventiva buscando evitar o aparecimento.
No preenchimento com Ácido Hialurônico, o paciente pode esperar a suavização de rugas finas e o preenchimento de volume nas áreas aplicadas, dando contorno e firmeza ao rosto. A sua duração é de em torno de 12 meses.
Recuperação:
A recuperação dos procedimentos de Botox e Ácido Hialurônico consiste em evitar abaixar a cabeça nas próximas 4 horas após realizar o procedimento, evitar a pratica atividades físicas no mesmo dia, bem como massagens e compressas nas áreas preenchidas.
Após as aplicações, a pele pode ficar sensível e inchada, portanto deve-se evitar a exposição direta ao sol e usar filtro solar.